quinta-feira, 15 de julho de 2010

Festival da Truta do Gomeral

O 7º Festival da Truta do Gomeral, promovido pela prefeitura municipal de Guaratinguetá, foi adiado.

Por que? Com que consequências?

Como idealizador do Festival da Truta do Gomeral há sete anos, sinto-me no direito de levantar essas questões.

Devido a divergências conceituais, há três anos meu estabelecimento não integra mais o grupo que participa desse evento, que passou a ser organizado pela secretaria de turismo da prefeitura.

Apesar disso, promovemos nossos próprios eventos no inverno, pois possuímos um restaurante especializado em trutas, com as portas abertas o ano todo.

Dito isso, a pergunta que não quer calar: Por que o festival promovido pela prefeitura teve que ser adiado???

Não me venham dizer que foi devido às chuvas, pois a estrada do bairro fica praticamente o ano inteiro ao Deus dará e, nem por isso as kombis escolares deixam de fazer seu percurso, nem o ônibus a circular diariamente, nem tampouco o caminhão semanal de coleta de lixo.

O que ocorreu então??? Falta de planejamento. Por que deixar para as vésperas do festival para passar a plaina das máquinas na estrada?

O risco é evidente. Ou fica uma poeira horrível, como tem sido nos anos anteriores ou, como aconteceu agora, uma chuva que seja sobre a estrada, com o terreno todo revolvido, transforma tudo em lama. Isso é mais que evidente e vem sendo dito aos responsáveis ano após ano.

E quais são os prejuízos de uma atitude irresponsável como essa?

São muitos. Há pouco mais de um ano, exatamente na terça-feira de Carnaval, uma tromba d'água assolou o bairro do Gomeral. Foi uma tragédia ambiental, sem danos físicos às pessoas.

Mas a imagem do Gomeral, que sonha ser um destino turístico para Guaratinguetá, ficou muito prejudicada. As atividades do setor do turismo ficaram estagnadas durante muitos meses, com as pessoas temerosas de frequentar o bairro, tamanho foi o destaque dado ao evento na imprensa.

Agora, a secretaria municipal aciona essa mesma imprensa para alardear que uma simples chuva tornou o bairro inacessível!

Na verdade, é bom que se diga, não foi a chuva que estragou a estrada. Foi sim uma ação mal planejada e repetida há vários anos. Esse problema já era anunciado. Só faltava uma chuva.

E esse é o grande prejuízo. Por quanto tempo mais essa notícia vai ecoar na mentalidade dos turistas? O movimento de turistas demorou a se restabelecer no bairro, vem capengando e agora mais essa.

É desanimador ver uma região que é uma verdadeira jóia ambiental, com um potencial turístico incrível, ter uma política de desenvolvimento de turismo tão mal conduzida.

Não faço política partidária, mas como proprietário de um estabelecimento ligado ao turismo e morador do bairro do Gomeral, deixo aqui esse manifesto.

Precisamos urgentemente de um plano diretor de turismo aplicável ao Gomeral, com participação efetiva da comunidade, para que possamos edificar nosso futuro comum, sustentado no turismo ambiental.

Pedro Luiz Dixon de Carvalho, morador e empresário do setor de alimentação do Gomeral.

Um comentário:

  1. Pedro Olá aqui é Maria Laura a estudante que foi ao gomeral fazer a entrevista com você sobre o gomeral eu vou esta indo no festival e queria sugeri um grupo pra você o nome deles é ensaios destrutivos é uma banda muito boa e achei interesante você pode até esta converçando com os meninos da Bloody Mary eles também conhecem a banda foram os ganhadores agora dos Festivel Pirata e queria ta apresentando eles pra você acredito que va gostar eles são de Pindamonhangaba

    email: marialaura.carneiro@gmail.com

    ResponderExcluir