quinta-feira, 11 de março de 2010

Mudança de paradigma


Se tem uma coisa que incomoda muita gente é a ousadia de alguém deixar tudo pra trás e mudar completamente sua vida, por conta de algo que acredita. Por que digo isso? 
Quando decidi deixar a advocacia para me tornar fotógrafo, as pessoas já manifestavam sua estranheza. Mas como, um advogado com uma carreira promissora, de uma família tradicional de advogados, pode simplesmente abandonar a carreira para ser fotógrafo?!!! Na época, a unica pessoa a quem eu ainda achava que devia uma satisfação era meu pai. Ao comunicá-lo de minha decisão, o que ele me disse? - Meu filho, mais gente tivesse a coragem de buscar a felicidade aonde achasse que ela estivesse, esse mundo seria um lugar muito melhor de se viver. Parabéns. 
Foi assim que meu pai, um intelectual, jurista renomado e político brilhante, reagiu ao meu "descalabro". Com admiração! Após essa benção, o que mais eu teria que explicar a quem quer que fosse? Mas isso aconteceu há um bom tempo.
Hoje moro na roça, sou cozinheiro e vivo dos clientes que atendo. Na roça??? Daí já é demais, diriam alguns... Mas como ser coerente com minhas convicções ambientalistas, se não as praticar? Acredito, realmente, que um novo way of life tem que ser adotado pela civilização ocidental. Essa micagem que move o Brasil, a Índia e a China, por exemplo, de desenvolvimento à todo custo é um absurdo. Não se trata de desenvolvimento, mas de desenvolvimentismo. Não tem nada a ver com evolução, pelo contrário, é um tiro no pé, que só não percebe quem está entorpecido com a sedução do consumo. Continuar querendo ser, nessa altura dos acontecimentos planetários, igual aos EUA, não é nem inveja mais, é suicídio. Ou burrice mesmo. Mas repito, por que digo isso?
Digo na esperança de que aqueles que ainda se ocupam da minha vida, ao invés de cuidar da própria, possam por acaso ler e começar a entender minhas razões. Não que isso seja importante para mim, que tenho a benção de um homem da estatura moral e intelectual de meu pai, mas para que tenham a chance de refletir sobre suas próprias vidas, a transitoriedade da existência de todos nós. Mais gente tivesse a coragem de buscar a felicidade... Essa é a questão, buscar a felicidade, não necessariamente ser feliz. Buscar, investir, acreditar... é nisso que acredito! Certa vez alguém, na intenção de me repreender me disse: - Mas você é muito sonhador!!! O que eu respondi? - Obrigado pelo elogio. 
O sonho é vital para a busca da felicidade. Como dizia um amigo que há anos não vejo, nem tenho notícias, o jornalista Bahia: "Sem tesão, não sai porra nenhuma, literalmente". Faço essa citação para encerrar esse meu desabafo. Quem criticar minha vida, antes que tenha mais tesão pela sua.
E chega desse papo porque agora vou resenhar dois bons vinhos que degustamos ontem. Isso mesmo, ontem, mesmo sendo um simples cozinheiro e morando na roça.  

Um comentário:

  1. Velho amigo (e não amigo velho rs) lá se vão 31 anos que nos conhecemos... Pedrão, pobre daqueles que não têm vida própria e, enquanto caminham em linha reta rumo ao precipício, se dão ao trabalho de cuidar da vida alheia. Um grande abraço amigo.
    E, mais uma vez, parabéns pela coragem de ser autêntico.

    ResponderExcluir