quinta-feira, 4 de março de 2010

Páscoa 2010



Gomeral é vida saudável

É longe da correria da cidade que as pequenas coisas boas da vida se revelam. 
Um canto de passarinho, um mugido de boi, aquela prosa sem pressa, um caldeirão soltando fumaça e uma bebidinha pra selar as amizades... 


Tudo isso é o Gomeral.

Páscoa 2010

A serra da Mantiqueira, muitas vezes comparada às montanhas alpinas, com o início do outono revela todo seu esplendor. Com clima e beleza de Campos de Jordão, a região do Gomeral, no município de Guaratinguetá, preserva ainda a hospitalidade rural, com opções de hospedagem e alimentação em ambientes pitorescos, cercados de exuberante natureza.

Aqui, aquele vinho com queijo, o pinhão cozido e as trutas grelhadas tem um sabor diferente, sem igual, com gostinho de aconchego, no calor do fogão de lenha. As trilhas, nessa estação do ano, estarão mais propícias para caminhadas até os picos e cachoeiras.                  

Além das belezas naturais, passeios ao Alambique Pé da Serra, à capela da Fazenda da Esperança, inaugurada pelo Papa Bento XVI, os caminhos pelos campos de altitude até o Parque Estadual de Campos do Jordão e as celebrações da Semana Santa pela comunidade da igreja de São Lázaro, o padroeiro do bairro completam o programa.

O acesso até o Gomeral encontra-se em perfeitas condições. Os primeiros 16 km a partir de Guaratinguetá até o bairro da Pedrinha são asfaltados e os próximos 8 km até o Gomeral são de estrada de terra, recentemente aplainados. Do Gomeral até o alto da serra são 7 km de estrada com vistas incríveis, de onde se descortina o Vale do Paraíba, com a serra do Mar ao fundo, e o Santuário Nacional de Aparecida, em primeiro plano. Depois são mais 14 km até a portaria do Parque Nacional de Campos do Jordão. Um passeio memorável pela beleza cênica, clima e riqueza natural.

O Gomeral tem atraído turistas de todo o país. Desde os “caçadores” de trilhas e cachoeiras inéditas, até aqueles que vem em busca do estilo de vida rural preservado e das opções de hospedagem e alimentação diferenciados. Lado a lado, o pitoresco modo de vida da roça convive com uma gastronomia que nada fica a dever para os melhores restaurantes.

Semana Santa

Desde os tempos do império Guaratinguetá tem se destacado na história do Brasil, tendo recebido o Imperador D. Pedro II em sua trajetória para o Grito de Independência; ocupado posição proeminente nas bandeiras rumo a Minas Gerais, durante o ciclo do ouro; testemunhado a pujança do ciclo do café; o encontro milagroso da imagem de N.Sª Aparecida em seu território, local hoje pertencente ao vizinho município de Aparecida; sido berço do primeiro santo brasileiro Frei Antonio de Sant’Ana Galvão e, entre 1795 e 1798, recebido o então estudante e futuro padre e regente do Império, Diogo Antonio de Feijó. Berço também de Francisco de Paula Rodrigues Alves, três vezes governador de São Paulo e duas vezes presidente da República.

Todas essas épocas estão marcadas pelo traçado das ruas, o estilo arquitetônico e pelas festas religiosas, especialmente as ligadas à cultura negra, como a cavalaria em devoção a São Benedito e São Gonçalo iniciada em 1757. Hoje, uma das maiores e mais antigas do país, é um dos pontos altos das festividades da Semana Santa em Guaratinguetá.

O Gomeral, como região produtora de trutas, um dos peixes mais exigentes quanto às condições ambientais, só crescendo em águas puras, constitui uma opção requintada para a tradicional dieta alimentar ligada à Páscoa. Aliás, um costume de inspiração católica preservado pela comunidade local, que até poucos anos se mantinha isolada do centro urbano, por falta de boas estradas e comunicação. Com o fluxo maior de turistas o bairro fica em festa, com os restaurantes e pousadas movimentados e com atrações especiais.   

Programação religiosa

02/04 – Sexta-Feira da Paixão - A comunidade local, seguindo antiga tradição, prepara altares ao longo do caminho para a igreja, defronte às casas dos devotos, simbolizando as estações da crucificação de Cristo, onde fazem orações num culto absolutamente autêntico e cheio de significado religioso.

03/04 – Sábado Santo – Vigília pascal

04/04 – Domingo de Páscoa – Há missa na Igreja de São Lázaro as 15 horas e, em seguida, o  Restaurante Tao do Gomeral, com apoio dos seus clientes e amigos, distribui ovos de Páscoa para todas as crianças da comunidade.
Páscoa 2009 - A turma dos Xuxus fez a alegria da molecada. 

Convite

Visite o Gomeral
Próximo de Campos do Jordão, Guaratinguetá e Aparecida.
Altitudes entre 800 e 2000 metros.
Inúmeras trilhas e cachoeiras.
Estradas seguras e em perfeitas condições.

Gastronomia
Experimente as especialidades do
Restaurante Tao do Gomeral
Trutas grelhadas – Lasanha de truta
filés mignon e frango – saladas orgânicas

Acesso
De São Paulo: Airton Senna/Carvalho Pinto até Taubaté e a NovaDutra até Guaratinguetá – 176 km
Do Rio: NovaDutra até Guaratinguetá – 265 km
De Guaratinguetá: Estrada Vicinal Tancredo Neves – 16 km de asfalto e, em seguida, Estrada Parque José Jorge Boueri – 8 km de terra em perfeitas condições.
De Campos do Jordão: Estrada vicinal até o Parque Estadual de Campos do Jordão – 10 km de asfalto e, em seguida, Estrada Parque José Jorge Boueri – 21 km de terra em condições regulares.

Visite o Gomeral
Para obter informações sobre hospedagem, alimentação e o que fazer no Gomeral,
entre em contato: taodogomeral@hotmail.com

3 comentários:

  1. Ficou muito bonito, parabéns.
    Vera de Souza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, ficou muito bacana.
    Beijos,
    Carmen.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou precisando do contato do prof. Carroça, do alambique Pé da Serra.
    Será que você pode me ajudar, enviando o contato para o meu email por favor...??

    brasilmelissa@yahoo.com.br

    Muuuuuito obrigada!

    ResponderExcluir